Tipos de concreto: um guia definitivo para sua obra
Você sabia que existem diferentes tipos de concreto, cada um com suas características? Eles estão presentes em prédios, pontes e diversas outras construções, pois trata-se de um material essencial para garantir resistência e durabilidade das estruturas.
Na Kronan, nós usamos o concreto para construir as paredes das casas personalizadas, uma vez que oferecem mais conforto térmico e acústico, além de não propagar fungos ou mofo, como as construções de alvenaria convencional.
Confira agora quais tipos de concreto existem e a diferença entre cada um deles.
O que é concreto
O concreto nada mais é que uma mistura de cimento, agregados e água. Uma vez combinados, passam por um processo de endurecimento e se transformam em um material mais sólido, robusto e resistente.
Qual a diferença entre cimento, concreto e argamassa
Cimento
É um material composto por silicatos de cálcio. Trata-se de um dos principais ingredientes do concreto e da argamassa. Quando misturado com água, ele passa por um processo de hidratação e a consequência dessa reação química decorre no endurecimento e na formação de uma pasta mais resistente.
Concreto
O concreto é uma mistura de areia com brita, água e aditivos ou adições. Estamos nos referindo a um material muito usado na europa e países de primeiro mundo, pois é muito mais resistente, durável e devidamente adaptável a diferentes formas e aplicações.
Argamassa
A argamassa é a mistura do cimento, areia e água. Muito utilizada em materiais de ligação de tijolos, revestimento de paredes ou azulejos. O seu principal objetivo é unir os materiais e proporcionar aderência.
Quais são os principais tipos de concreto?
O mercado oferece diversos tipos de concretos, cada um com suas características e diferentes aplicações. Confira quais são:
1. Concreto convencional
O concreto convencional é composto por cimento, areia, brita e água, muito usado em construções para montar estruturas como pilares e vigas.
2. Concreto de alta resistência
O concreto de alta resistência tem uma resistência maior comparado ao convencional, ressaltado por meio de uma dosagem de materiais de maior qualidade. Esse concreto é muito usado em estruturas como pontes de grande porte.
3. Concreto de alto desempenho
Esse concreto apresenta propriedades superiores no que se refere a resistência e durabilidade. A sua produção requer aditivos especiais e maior controle no processo de fabricação. Ele costuma ser usado em estruturas de alta durabilidade e resistência, como coberturas e pilares.
4. Concreto leve
O concreto leve é composto por argila, perlita ou vermiculita. Esses ítens reduzem a densidade do material, deixando-o mais leve quando comparado ao concreto convencional. O seu uso é muito comum em estruturas mais simples, que não precisam sustentar grandes cargas.
5. Concreto pesado
O concreto pesado é produzido com compostos de alta qualidade e densidade. Esse material é usado em contrapesos, proteções ou blindagens devido sua alta resistência.
6.. Concreto branco
O concreto branco não é utilizado para manter estruturas, e sim para acabamentos. Sua cor clara é diferenciada, diferente do cimento comum. Esse concreto costuma ser usado em fachadas de casas de alto padrão ou fachadas de edifícios.
7. Concreto estrutural
O concreto estrutural é projetado para atender requisitos de resistência e durabilidade das estruturas. É muito utilizado nas construções de pilares, vigas, fundações e elementos de sustentação. Uma de suas vantagens é a facilidade para moldagem e posicionamento das formas.
8. Concreto armado
O concreto armado é uma estrutura que utiliza armações feitas com barras de aço. Esse é o tipo de concreto utilizado pela Kronan para desenvolver os painéis (paredes) das casas de alto padrão. O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção.
Devido a armação, do concreto armado também suporta uma boa quantidade de esforço de tração, pode ser moldado de diversas maneiras e formatos, oferece melhor conforto térmico e acústico, é mais durável e resistente do que qualquer outro sistema de construção, e resiste a desgastes de tempo, choques ou vibrações.
Aplicações
Pré-moldado ou pré-fabricado
Refere-se a elementos estruturais que não são moldados no local. São produzidos em uma fábrica e transportados para o local de construção.
Esse método oferece mais agilidade, porém restritos a personalização e costumam ser feitos de materiais menos resistentes em construções convencionais.
Método Industrializado e Personalizado Kronan
Os painéis (paredes) são produzidos somente em uma fábrica e, posteriormente, transportados e montados no local de construção.
Esse método é o utilizado pela Kronan, que tem fábrica própria e um ambiente altamente controlado, com uma equipe disciplinar e onde todas as paredes são feitas de forma personalizada, de acordo com o projeto desenvolvido anteriormente pela equipe multidisciplinar de engenheiros e arquitetos da empresa.
Essa metodologia é usada em países de primeiro mundo como Japão e Finlândia, locais de onde trouxemos o método construtivo em 2013 e desde então tem revolucionado a construção civil no Brasil. Confira essa casa de alto padrão que já construímos e entregamos em 8 meses, totalmente pronta para
Quer saber mais sobre nosso método construtivo e como desenvolvemos projetos que alcançam até 95% de precisão e não estouram o seu orçamento? Clique aqui e fale diretamente com a nossa equipe.